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quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Mostra apresenta novidades em cosméticos

As novidades dos cosméticos produzidos na Bahia foram apresentadas na primeira edição da Mostra Bahia Cosmética, realizada nesta terça-feira (19.09) na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Promovido pelo Sindicato das Indústrias de Cosméticos (Sindcosmetic-BA), o evento contou com exposição de produtos de dez empresas do segmento. 

Exposição reuniu produtos de dez empresas baianas do segmento de cosméticos. Fotos: Lúcio Távora / Coperphoto / Sistema FIEB.
 
 

“A ideia é mostrar ao público o que a indústria baiana produz, mostrar que temos produtos de qualidade. Queremos que a Bahia seja um polo respeitado de fabricação de cosméticos”, explicou o presidente do Sindcosmetic-BA, Raul Menezes, que já faz planos para 2018. A previsão do sindicato é que um novo evento do setor seja realizado no primeiro semestre do próximo ano.

A nova linha profissional lançada este ano pela Amazun, a Make Your Beuty (MYB), foi apresentada ao público da Mostra Bahia Cosmética. “Identificamos que havia oportunidade no mercado para esta linha com maior valor agregado, com ativos de última geração, para atender a um público disposto a gastar um pouco mais para adquirir o produto”, explicou a diretora da empresa, Kelly Lima.

Há sete anos no mercado, a empresa Alluny Profissional, localizada em Itabela, na região sul da Bahia, também foi uma das expositoras. Produtos de tratamento, óleos reparadores, coloração em creme e produtos para escova progressiva foram alguns dos itens expostos. “A interação com o público ajudou a divulgar a marca. O evento foi muito bom e pretendo participar dos próximos”, avaliou o representante da empresa, José Erivaldo Souza.

Além de conhecer as novidades produzidas na Bahia, o público também pode experimentar produtos. A supervisora de vendas Márcia Oliveira, aproveitou a oportunidade para fazer massagens nos pés. “A organização e a estrutura do evento foram muito boas”, comentou.

WORKSHOP

 
Workshop discutiu os desafios e perspectivas para a indústria do segmento.
 
 

Como parte da programação, a mostra trouxe para Salvador o Workshop Atualidade Cosmética, que reuniu especialistas para debater os desafios e perspectivas para a indústria do segmento. “O objetivo é dar uma visão mais ampla do mercado de cosméticos, abordando informações de mercado, pesquisa e desenvolvimento, marketing e consumo, para o empresário não perder oportunidades”, contou Auani Kusma de Paula, sócio-diretor da Atualidade Cosmética.

As tendências de consumo de produtos de beleza no País foram apresentadas por Camila Stefani, gerente de atendimento da Kantar Worldpanel, empresa de pesquisa de mercado. Entre as tendências, ela destacou o aumento do consumo dos produtos voltados para cabelos cacheados, cuja penetração no mercado subiu de 26,8%, em 2014, para 33,9% em 2017. “Há uma busca pelo look natural e as marcas que conseguirem trabalhar neste nicho vão se destacar neste momento, já que é uma tendência forte”, destacou.

Em relação aos canais de venda que mais têm avançado no mercado, Ana Paula Inoue, da Enkantha, consultora de estratégias de marketing e desenvolvimento de talentos dentro do universo Omni Channel, falou sobre a multicanalidade, que é a oferta de mais de duas opções de canais de compra.

“O sucesso da multicanalidade depende da forma como o consumidor adquire seus produtos. Só quem pode dizer isso às empresas é o cliente. Por isso, é preciso entender o consumidor para estabelecer a melhor estratégia”, explicou.

A pesquisa cosmética entre as empresas baianas e o papel dos blogs de beleza na construção das marcas também foram temas discutidos no workshop.


Veja mais fotos do evento.