A+ A-

Notícias

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

FIEB promove oficina para capacitar líderes sindicais

Oficina capacitou lideranças sindicais em inovação Foto: Lúcio Távora/Coperphoto/Sistema FIEB

 

Líderes e executivos de sindicatos patronais participaram, nesta quinta-feira (10.08), da Oficina Atendimento às indústrias na prática, realizada na sede Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador. Aliando conteúdo teórico e atividades práticas, com dinâmicas de grupo, a capacitação apresentou estratégias de abordagem às indústrias. 

O consultor da CNI e especialista em Marketing e Inovação, Leonardo Carraretto, destacou a importância de os sindicatos mapearem corretamente as demandas das indústrias, para um atendimento mais eficaz e assertivo, focado nestas necessidades.

“Esta oficina é de suma importância para os sindicatos que querem se manter atuais e relevantes. Para isso, é preciso urgentemente colocar as práticas de atendimento consultivo em ordem”, pontuou Carraretto, ressaltando que o aprimoramento do relacionamento com as indústrias contribui para a fidelização das empresas associadas aos sindicatos e para a ampliação da base de associados.

O consultor da CNI também destacou a importância da atuação dos sindicatos de forma integrada com os agentes de mercado do SESI, SENAI, IEL na oferta de serviços de apoio ao desenvolvimento da indústria que sejam aderentes às necessidades das empresas.

 

Representantes sindicais participaram de dinâmicas Foto: Lúcio Távora/Coperphoto/Sistema FIEB

O presidente do Sindifite, Eduardo Catharino Gordilho, ressaltou a importância da integração com os agentes de mercado. “Aqui na FIEB já contamos com o Modelo de Atuação Articulada, que facilita a oferta dos serviços do Sistema FIEB. Com este modelo, as empresas associadas também conhecem benefícios do associativismo”, comentou.

Quem também já percebeu a importância da atuação integrada foi o executivo do Simagran, Bruno Reis. O sindicato participou do projeto piloto para implantação do Modelo de Atuação Articulada. “As visitas junto com agentes de mercado fortaleceram nosso trabalho, contribuindo para entender melhor as demandas das empresas”, conta.

A oficina Atendimento às indústrias na prática integra as ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e executado na Bahia pela Gerência de Relações Sindicais da FIEB.