A+ A-

Notícias

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Sistema FIEB inaugura escola do SESI e unidade do IEL em Feira

Atualizada em 19.05.2017

 

Dois novos equipamentos foram entregues nesta quinta-feira, 18 de maio, em Feira de Santana, pelas entidades do Sistema FIEB. A nova escola do Serviço Social da Indústria (SESI) e a unidade do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) foram oficialmente inauguradas pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e do Conselho Regional do SESI, Ricardo Alban, o superintendente do SESI Bahia, Armando da Costa Neto e o superintendente do IEL Bahia, Evandro Mazo.

Além do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, a solenidade reuniu lideranças da indústria e dos sindicatos patronais do setor em Feira de Santana. Os sindicatos, também passaram a contar com uma nova estrutura na nova unidade do Sistema FIEB, localizada no bairro do Alto do Cruzeiro, em Feira de Santana.

A Escola SESI foi batizada com o nome de José Carvalho, fundador de uma das maiores empresas do estado, a Companhia de Ferro Ligas da Bahia (Ferbasa) e da Fundação José Carvalho, entidade sem fins lucrativos que proporciona a milhares de crianças e adolescentes acesso à educação de qualidade. Falecido em 2015, ele foi representado pelo filho José Eduardo Carvalho e pela neta, Bárbara Carvalho, que discursou em nome da família.

O presidente da FIEB, Ricardo Alban, destacou que a entrega da Escola SESI e da Unidade do IEL fazem parte do compromisso do Sistema FIEB com Feira de Santana e região. Foto: Silvio Tito / Coperphoto / Sistema FIEB

Com 4.390m² de área construída, a Escola SESI José Carvalho faz parte de uma área de 21 mil m², que reúne ainda os serviços de Qualidade de Vida do SESI e oferece atendimento na área de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho e esportes, além da unidade do IEL.

O presidente da FIEB, Ricardo Alban, destacou que a entrega da Escola SESI e da sede do IEL “faz parte do compromisso do Sistema FIEB com Feira de Santana e região com as classes empresariais, dentro do programa de interiorização, com o objetivo de ampliar a oferta de serviços das entidades do Sistema FIEB no interior”. Ele citou que, além das unidades inauguradas, que incluem ainda um espaço especial voltado para os sindicatos empresariais, o Sistema FIEB também entregou, no ano passado, a unidade do SENAI Bahia totalmente requalificada.

Ricardo Alban também justificou a homenagem a José Carvalho, pelo legado e pelo pioneirismo que ele representou. “Quando no Brasil ainda não havia esta prática, José Carvalho introduziu na Bahia o que chamamos hoje de responsabilidade social”, referindo-se às atividades da Fundação José Carvalho, que desenvolve um amplo programa de educação voltado para crianças e adolescentes. “É uma honra para o SESI ter uma escola com o nome do empresário”, arrematou.

Homenagem

O empresário José Carvalho foi homenageado in memoriam, dando nome à escola de ensino médio do SESI no município.



Bárbara Carvalho, presidente do Conselho de Administração da Ferbasa, discursou em nome da família do empresário, destacando que a Fundação José Carvalho investe anualmente R$ 35 milhões em educação. “A fundação foi a forma que meu avô encontrou de retribuir ao país as oportunidades que ele teve”, explicou. Nascido no interior de Minas, ele estudou em escola pública e formou-se em Ouro Preto, também em instituição de ensino público e, ainda em vida, doou grande parte do seu patrimônio para manter a Fundação José Carvalho.

O prefeito José Ronaldo ressaltou o personagem ímpar que foi José Carvalho, o único empresário que conheceu que abriu mão de seu patrimônio em prol de uma causa social. Ele também ficou impressionado com o discurso da estudante Isadora de Jesus e seu reconhecimento ao papel dos professores e ao modelo educacional do SESI, que despertam nela a vontade de estudar. “Tenho convicção de que aqueles que estudam no SESI saem daqui devidamente preparados”, acrescentou, arrematando: “os alunos desta escola têm muito a aprender, tendo como exemplo José Carvalho”.

O superintendente do SESI, Armando Neto, disse que a nova unidade é dotada de infraestrutura completa para melhor atender ao trabalhador da indústria e às empresas de Feira de Santana. Ele também ressaltou que esta gestão também é marcada pelo fomento à educação. “Desde 2014, esta é a quarta escola que nós entregamos, em Salvador e no interior, e ainda entregaremos mais três escolas este ano”, acrescentou, destacando que o modelo SESI de educação, que foi estruturado na Bahia, é referência na rede SESI de todo o Brasil.


EDUCAÇÃO

Os estudantes da escola foram representados pela estudante Isadora de Jesus, que falou sobre o modelo diferenciado e inovador de educação do SESI, que privilegia o protagonismo dos alunos na construção do seu próprio conhecimento. Atualmente, a escola, que iniciou as atividades no ano letivo de 2017, tem 102 alunos matriculados. Até 2019, a meta é chegar a 480 alunos cursando as três turmas do ensino médio.

Com dois pavimentos dotados de 12 salas de aula, a escola conta com laboratórios de robótica, física, química, biologia e informática, além de biblioteca. Por ser uma das unidades mais completas do SESI Bahia, os alunos ainda podem desfrutar de ampla área verde, um Centro Esportivo com quadra poliesportiva coberta, academia e diversos cursos de atividades físicas.

No mesmo complexo onde está implantada a Escola SESI José Carvalho, funcionam as unidades de Saúde Ocupacional e Odontologia do SESI. A nova clínica de odontologia e consultórios atendeu em 2016 em torno de 18 mil trabalhadores. Com as novas instalações a expectativa é de aumento em 12% no número de trabalhadores da indústria atendidos.


CENTRO ESPORTIVO

Com atividades diversificadas, como musculação, artes marciais, pilates, atividades de dança e esportes de equipe, o Centro Esportivo do SESI tem atualmente cerca de 300 matriculados e projeta uma ampliação de 42% até o final de 2017.  A unidade também oferece atividades físicas terapêuticas, como cinesioterapia e fisioterapia.

As instalações também são utilizadas para eventos corporativos. Em 2016, mais de 700 trabalhadores da indústria participaram de atividades em eventos esportivos e de lazer realizados por empresas na unidade.


Unidade do IEL vai melhorar a oferta de serviços em Feira

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) atua em Feira de Santana com Desenvolvimento de Carreiras – Estágio, Seleção de Profissionais, Foco na Carreira e Jovem Aprendiz – e Desenvolvimento Empresarial – Programa de Qualificação de Fornecedores e Gestão da Inovação.

Por ano, a entidade encaminha mais de 4 mil estudantes para estágio e reúne um portfólio de mais de 600 empresas atendidas na região. O IEL soma ainda mais de 2.400 horas de consultoria voltadas para empresas.

O superintendente do IEL, Evandro Mazo, falou do trabalho que o IEL desenvolve no encaminhamento dos jovens para o programa de estágio e também dos projetos de adensamento de cadeias produtivas, voltados para o setor produtivo. “Nosso papel é contribuir para construir um país mais competitivo, preparando as empresas e os jovens que vão fazer parte da sua força de trabalho no futuro”, sintetizou.

Além do atendimento nestas duas áreas, o IEL também desenvolve, em parceria com o Sebrae e o Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS), o Programa de Encadeamento Produtivo Multiâncoras de Feira de Santana.

O projeto surgiu a partir da iniciativa dos gestores das indústrias participantes do Comitê de Compras do CIFS e prevê o estímulo e a aproximação entre oferta e demanda local, bem como a preparação das empresas fornecedoras para que possam ampliar oportunidades de geração de negócios e de aproveitamento do potencial da região.

O projeto, iniciado em junho de 2016, conta também com o apoio de quatro âncoras: Pirelli Pneus, Tama Brasil, Placo do Brasil e Indústria de Biscoitos Itália e possui 24 empresas fornecedoras participantes.

As empresas fornecedoras já foram diagnosticadas, tiveram ações de melhoria e de promoção comercial implementadas e participaram de Rodada de Negócios e eventos de aproximação comercial.

Veja mais fotos no Flickr/sistemafieb