A+ A-

Notícias

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Encontro debate desafios do segmento de cosméticos

Os desafios e perspectivas do segmento de cosméticos foram debatidos na quarta-feira, 10.05, no Encontro com o Especialista, evento promovido em parceria pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Sindicato das Indústrias de Cosméticos e Perfumaria do Estado da Bahia (Sindcosmetic), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador.

 

O presidente do Sindcosmetic, Raul Menezes, defendeu a união de forças para impulsionar a indústria de cosméticos.  Fotos: Angelo Pontes / Coperphoto / Sisterma FIEB.

 

“É preciso congregar forças para impulsionar o crescimento da indústria de cosméticos da Bahia. Este evento tem como objetivo conectar as pontas do segmento de beleza, unindo profissionais, representantes da indústria e do comércio”, destacou o presidente do Sindcosmetic, Raul Menezes, na abertura do evento.

A atuação em conjunto entre indústria e comércio também foi um dos pontos abordados pelo consultor José Luiz de Paula Júnior, que falou sobre os caminhos e oportunidades para o setor de cosméticos. O especialista acredita que um canal de distribuição ainda pouco explorado é o salão de beleza. “Aqui vamos tentar conectar a indústria baiana e os salões de cabeleireiro da Bahia, que estão abertos para receber e comercializar produtos. Assim, podemos revolucionar o sistema de distribuição de cosméticos. Talvez no futuro este seja o principal canal de distribuição, pois os profissionais estão sendo treinados para vender esses produtos”, defendeu.

 

O consultor José Luiz de Paula Júnior falou sobre os caminhos e oportunidades para o setor.

 

Já o consultor Expedito Cardoso, da Diretriz Consultoria, falou sobre os desafios enfrentados pelas empresas do setor, ressaltando o atendimento à legislação sanitária. “Entre as dificuldades que as empresas têm para atender à legislação sanitária está a falta de qualificação dos funcionários. Por isso, é preciso identificar um bom profissional da área técnica que tenha habilidade de ler e interpretar a legislação, para aplicá-la dentro da empresa, além de capacitar a equipe de funcionários”, pontuou.

Empresários e representantes de empresas baianas do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos participaram do evento, que contou ainda com palestra do diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, Manoel Teixeira. Além de traçar um panorama do setor no Brasil, ele ressaltou alguns aspectos na área tributária que podem impactar o segmento, a exemplo das mudanças e novas tabelas do Simples Nacional, previstas para entrar em vigor a partir de 2018; e da reforma do PIS (Programa Integração Social) e do Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).

O Encontro com o Especialista integra as ações do Sebrae Conecta. O diretor de atendimento do Sebrae na Bahia, Franklin Santos, apresentou programa, desenvolvido pelo Sebrae para atender demandas setoriais de micro e pequenas empresas através de abordagem direcionada a 18 áreas diferentes dos setores de Indústria, Comércio e Serviços.

 

Confira aqui mais fotos do evento.