quarta-feira, 5 de abril de 2017

FIEB E SENAI Cimatec ampliam diálogo com a Assembleia Legislativa

Nesta quarta-feira (05), a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o SENAI Cimatec receberam os deputados estaduais da Bahia, em um café da manhã, com o intuito de ampliar e fortalecer o diálogo e parcerias entre o poder Legislativo e o setor industrial da região.

“A ideia do encontro foi para que nós pudéssemos criar mais interação entre o Legislativo e o setor privado, de forma transparente, criando condições necessárias para a promoção do crescimento econômico e social do nosso estado”, explicou o presidente da FIEB, Ricardo Alban.

Na oportunidade, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Ângelo Coronel (PSD), demonstrou o interesse do poder Legislativo em fortalecer parceiras com o Sistema FIEB e o SENAI Cimatec, com a implementação de projetos voltados para novas tecnologias e inovação. “A Assembleia vive um novo momento. Por isso estaremos de portas abertas para acolher todos os projetos que vêm em benefício da sociedade baiana, com a FIEB e o seu importante braço, o SENAI Cimatec”.

SENAI CIMATEC

Durante o encontro, o diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI Cimatec, Leone Andrade, apresentou a estrutura da instituição e falou sobre o seu processo evolutivo nas áreas acadêmicas, com a implantação de cursos de mestrado e doutorado, de pesquisas de ponta, tecnologia e inovação. O desenvolvimento de importantes projetos, como a construção do Cimatec Industrial, em Camaçari, que tem por objetivo ampliar e estender os limites da atual e já robusta infraestrutura do SENAI Cimatec, também foi ressaltado pelo Diretor.

Outro importante ponto destacado é a atuação do SENAI Cimatec como o maior operador de projetos EMBRAPII, iniciativa nacional o desenvolvimento de PD&I (Pesquisa e Desenvolvimento de Inovação) na indústria, operando projetos de pesquisa de alto impacto nacional e internacional e apoiando empresas de diferentes regiões do Brasil.

“Esse encontro com representantes do poder Legislativo é uma importante iniciativa da FIEB, que tem procurado se aproximar de todas as instâncias governamentais, e isso é importante para que todos esses tomadores de decisão conheçam melhor a indústria e possam colaborar em pontos favoráveis ao desenvolvimento econômico e social da Bahia”, destacou Leone Andrade.

O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Indústria, Nelson Leal (PSL), falou sobre a necessidade de encurtar a distância entre o setor público e o setor industrial, visando o retorno de crescimento da indústria local. “Precisamos, sem sombra de dúvidas, apoiar os empresários que lutam para que a nossa indústria volte a prosperar. Só é preciso boa vontade para que isso aconteça e, com certeza, o poder Legislativo vai viabilizar esse canal de parceira com a indústria da Bahia, com a FIEB e o Cimatec”.

No encontro, o professor titular e pesquisador chefe do Instituto de Tecnologia da Saúde (ITS), do SENAI Cimatec, Roberto Badaró, falou sobre o investimento do Cimatec na área da saúde e apresentou a diversidade de projetos que poderão ser desenvolvidos, através de pesquisa, tecnologia e inovação, na instituição.

“A ideia do Cimatec é, com sua tecnologia de ponta e profissionais qualificados, formar parcerias com conceituadas instituições do país e do exterior, e ter o apoio dos setores públicos da Bahia e do Governo Federal, para o desenvolvimento de tecnologias da saúde, e também no segmento acadêmico em engenharia biomédica. Através do ITS, que será construído no Cimatec, vamos inovar e fazer com que os tratamentos de saúde na Bahia e no Brasil evoluam”, disse Dr. Roberto Badaró.