sexta-feira, 31 de março de 2017

Entidades do segmento de refrigeração debatem temas comuns

Entidades do segmento de refrigeração e afins estiveram reunidas nesta quinta-feira, 30.03, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador, na 7ª Reunião Nacional das Entidades de AVAC-R (aquecimento, ventilação e ar condicionado).

O encontro debateu temas considerados estratégicos para o setor. Foto: Angelo Pontes / Coperphoto / Sistema FIEB.

O encontro debateu temas considerados estratégicos para o setor, como relações trabalhistas, política e economia. “Antes as entidades nacionais e regionais atuavam de forma isolada. A ideia é nos unirmos para termos mais representatividade nacionalmente”, destacou o diretor do Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar do Estado da Bahia (Sindratar-BA), Maurício Lopes de Faria.

A importância da união das entidades do setor, com o objetivo de traçar estratégias conjuntas para a defesa de interesses e o desenvolvimento do segmento, também foi ressaltada pelo diretor de Relações Institucionais da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Asbrav),Sérgio Helfensteller.

Além da criação de um comitê nacional de climatização e refrigeração, a reunião realizada na capital baiana também discutiu o Plano de Manutenção Operação e Controle (PMOC), conjunto de medidas legais estipuladas para monitorar, adequar e assegurar os padrões de qualidade do ar em ambientes climatizados de uso coletivo.

Também participaram da reunião representantes da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), da Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento (ANPRAC) e de sindicatos das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar dos estados de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.