quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Desenvolvimento de fornecedores é discutido em encontro do IEL

Preço, prazo, qualidade, aspectos técnicos, atendimento de requisitos de segurança e sustentabilidade foram apontados por empresas como pontos observados no processo de seleção de fornecedores. O assunto foi abordado no VI Encontro de Compradores e Fornecedores, realizado nesta terça-feira, 13.12, no Gran Hotel Stella Maris. O evento também destacou a importância do desenvolvimento do mercado fornecedor local para o encadeamento produtivo e o desenvolvimento regional.

Evento discutiu a importância do desenvolvimento do fornecedor local. Foto: Angelo Pontes/ Coperphoto/ Sistema FIEB.

Promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior (MDIC) e com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae-BA), o evento estimula a geração de negócios e fomenta o networking entre grandes empresas compradoras e fornecedoras baianas.

“Esse encontro é uma oportunidade para conhecer pessoas, aproximar empresas e gerar negócios”, destacou o superintendente do IEL, Evandro Mazo, lembrando, ainda, a importância de as empresas inovarem sistematicamente para se manter no mercado.

O evento marcou o encerramento das ações do Projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Naval da Bahia. O coordenador-geral da área de Petróleo Gás e Naval do MDIC, Luiz Miguel Calmon, ressaltou a importância do desenvolvimento de fornecedores para gerar ganhos de eficiência e produtividade, além de melhorias em processos de gestão e aumento da competitividade.

A mesa de abertura do evento contou, ainda, com a participação do coordenador de Indústria do Sebrae-BA, Tercio Calmon e de Jean Freitas, da Secretaria de Desenvolvimento Empresarial (SDE).

PAINEL

Representantes de empresas âncoras do PQF falaram sobre relacionamento com fornecedores

As expectativas das empresas compradoras e suas políticas de relacionamento com os fornecedores foram apresentadas por representantes das empresas Deten Química, Cristal, Veracel e Monsanto do Brasil, âncoras do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF).

“Precisamos desenvolver parcerias que utilizem inovação e tecnologia para aumentar a eficiência e a produtividade, com menores custos”, pontuou o diretor-geral da Deten Química, José Luis Almeida.

O diretor financeiro da Veracel, Anderson Souza, também destacou a importância de compradores e fornecedores atuarem em parceria. “Temos que estar juntos para vencer a crise. Essa aproximação é importante, pois o meu fornecedor tem que saber o que estou pensando, onde quero chegar”, disse.

Também participaram do painel o gerente de supply chain da Cristal, Alejandro Tochilovcky, e a procurement operations Brazil da Monsanto do Brasil, Daniela Dell`Aglio, que falou sobre o Fórum de Suprimentos, criado há dois anos e que reúne 15 empresas do polo petroquímico de Camaçari.

CERTIFICAÇÃO

Empresas participantes do PQF foram certificadas durante o encontro.

A programação do VI Encontro de Compradores e Fornecedores também incluiu a cerimônia de certificação das empresas participantes do Programa de Qualificação de Fornecedores. O programa, que há mais de 10 anos qualifica e prepara micro, pequenas e médias empresas, foi apresentado pela gerente de Desenvolvimento Empresarial do IEL, Fabiana Carvalho.

O PQF auxilia empresas fornecedoras na implantação de 92 práticas de excelência, distribuídas em 10 critérios. As empresas participantes são certificadas nas categorias Diamante, Rubi e Topázio.

Participante de programa desde 2013, a empresa MEC-Q, do ramo de metrologia, conseguiu dobrar o faturamento e ampliar a base de clientes. “Isso só foi possível com o auxílio do PQF, com os diagnósticos e capacitações necessárias para que a empresa atingisse seus objetivos”, explicou o gerente da MEC-Q, Leonardo Cerqueira.

O encontro contou, ainda, com uma Rodada de Negócios envolvendo empresas compradoras e fornecedoras de produtos e serviços para a indústria.

Veja aqui fofos do evento