A+ A-

Notícias

sexta-feira, 11 de março de 2016

Evento reúne participantes do JOIN para troca de experiências

 
Representantes de empresas participantes do JOIN – Jogo da Inovação estiveram reunidos nesta quinta-feira, 10.03, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), para compartilhar experiências sobre a tecnologia JOIN, desenvolvida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA) para sistematizar a gestão da inovação em empresas de todos os portes.
 
A gerente de Desenvolvimento Empresarial do IEL, Fabiana Carvalho, e a coordenadora pedagógica do JOIN, Ana Pires, durante abertura do encontro. Fotos: Angelo Pontes / Coperphoto / Sistema FIEB.
 
 
A solução JOIN já foi adotada por cerca de 40 empresas baianas. Uma das primeiras foi a Qualidados, cliente desde 2013, que aprimorou, a partir do JOIN, o Sistema de Gestão de Contratos da empresa, gerando uma redução de até 93% do tempo gasto com esses processos. “É preciso disciplina para implementar a gestão da inovação na empresa”, disse a diretora Jane Carvalho, a partir da experiência com a tecnologia JOIN. Ela também ressaltou que, no início, a empresa enfrentou o desafio de envolver os colaboradores.
 
A diretora da Qualidados, Jane Carvalho, ressaltou que é preciso disciplina para implementar a gestão da inovação.
 
 
As inovações organizacionais promovidas através do JOIN na Futura Arquitetos também foram apresentadas no encontro. O arquiteto e coordenador de projetos Álvaro Letelier explicou que  com o apoio da tecnologia desenvolvida pelo IEL, a empresa estruturou e padronizou seus processos e, como resultado, criou o Escritório de Projetos. “Os arquitetos passaram a ter autonomia nas decisões, o que aumentou a eficiência. Também percebemos uma motivação maior da equipe com a nova estrutura”, destacou. 
 
 
O arquiteto Álvaro Letelier compartilhou a experiência da Futura Arquitetos.
 
 
O Painel de boas práticas e lições aprendidas – JOIN também contou com apresentações de Raimundo Dórea, da Engpiso e Renato Carneiro, da Inovit. Na abertura do encontro, a gerente de Desenvolvimento Empresarial do IEL, Fabiana Carvalho, ressaltou a importância do evento para o networking e apresentou as soluções oferecidas pelo IEL para as empresas baianas. 
 
O evento foi conduzido pela coordenadora pedagógica do JOIN, Ana Pires. “O JOIN propõe organizar a gestão da inovação nas empresas e traz ferramentas que colaboram para este fim”, explicou. A tecnologia apresenta conceitos, boas práticas e ferramentas que auxiliam empresas a transformarem seus negócios com a inovação.