terça-feira, 8 de setembro de 2015

E-book reúne dicas e informações sobre aceleração de empresas

ABRAII lança a “bíblia” das aceleradoras

Quem nunca se perguntou qual é o papel de uma aceleradora de empresas? Um empreendedor ou qualquer pessoa que queira se lançar nesse caminho, com certeza já questionou quais são as ajudas que pode receber para atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento do novo negócio, e qual o momento certo para aderir ou não ao modelo.

Pensando nisso, as aceleradoras da Associação de Empresas Aceleradoras de Inovação e Investimento (ABRAII) em parceria com a Smartalk e o Programa Startup Brasil acabam de lançar o e-book “Programa de Aceleração de Empresas”. Uma espécie de “bíblia” sobre as aceleradoras, o livro traz informações sobre os diferentes aspectos e processos envolvendo um programa de aceleração e também dicas para que seja feita a escolha certa.

A publicação foi elaborada em conjunto por todas as aceleradoras que compõem a ABRAII. A ideia é que ela seja o primeiro passo para orientar a escolha adequada de uma aceleradora, um fenômeno ainda recente e desconhecido em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, o modelo surgiu apenas em 2011.

Com o e-book, o empreendedor estará mais informado para entender as vantagens e benefícios de uma aceleradora de empresas, bem como as contrapartidas exigidas por elas para que aceitem e ajudem os projetos.

Dividido em temas como “O que é uma aceleradora?”, “Breve História das Aceleradoras no Mundo e No Brasil”, “Como funciona o processo de aceleração”, entre outros, o livro é voltado para empreendedores. Para ter acesso ao livro, basta acessar http://marketing.smartalk.com.br/programa-de-aceleradoras-de-startup

A ABRAII é a  Associação Brasileira de Empresas Aceleradoras de Inovação e Investimento. Inaugurada em 2011 a instituição é formada por 15 aceleradoras de diversos Estados brasileiros- Wow, Wayra, Vertiur, Techmall, Start You Up, Pipa, OutSource Brazil, Gema, Estarte.Me, Cesar Labs, Baita, Aceleratech, Acelera MGTI, Acelera Cimatec e 21212- O principal objetivo da entidade é o fomento da cultura empreendedora no país.

A Acelera Cimatec é a primeira aceleradora baiana, credenciada pelo Programa Start-up Brasil, do Ministério da Ciência, tecnologia e Inovação. Trata-se de um ambiente que reúne condições diferenciadas para a aceleração de negócios que envolvam competências em microeletrônica, sistemas embarcados e computação de alto desempenho.