Sistema FIEB

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

SENAI faz seleção para cursos gratuitos de aprendizagem industrial básica

Estão sendo oferecidas 4.134 vagas em 18 municípios baianos, incluindo Salvador.

As inscrições para o processo seletivo dos cursos de aprendizagem industrial de nível básico do SENAI-BA, abertas em 08/10, foram prorrogadas até 28/10. Estão sendo oferecidas 4.134 vagas, distribuídas em 108 turmas em diferentes áreas, contemplando 18 municípios baianos. A lista completa estará disponível nos sites www.fieb.org.br/senai e www.unibrasilvestibulares.com.br, bem como a quantidade de vagas por localidade e curso.

Para se inscrever no curso de aprendizagem básica em Mecânico de Usinagem, os candidatos devem ter concluído o Ensino Médio. Para os demais cursos, os candidatos podem estar cursando Ensino Médio. No ato da matrícula, os candidatos devem ter idades entre 14 e 21 anos, a depender do curso (alguns exigem idade mínima de 17 anos e seis meses).

O curso de Pedreiro de Edificações possui carga horária de 600 horas, o de Mecânico de Usinagem possui carga horária de 1.050 horas e os demais cursos possuem carga horária de 880 horas. As aulas terão início em janeiro de 2013, de segunda à sexta-feira, podendo ter aulas também aos sábados, nos locais estabelecidos pelo SENAI. Os alunos aprovados no processo seletivo poderão ser contratados como aprendizes pelas indústrias. Conforme determina a legislação, os alunos com contratos de aprendizagem cumprirão ainda uma etapa prática na empresa por uma carga horária igual à fase teórica.

Os cursos de aprendizagem industrial são oferecidos pelo SENAI, conforme a demanda do setor industrial, para atender à legislação que regulamenta a contratação de aprendizes – Lei nº 10.097/2000 e o Decreto nº 5.598/2005. Com exceção de micro e pequenas empresas, todos os estabelecimentos, de qualquer natureza, são obrigados a empregar e matricular um número de aprendizes equivalente a 5% no mínimo e 15% no máximo dos seus empregados, cujas funções demandam formação profissional.

SENAI faz seleção para cursos gratuitos de aprendizagem industrial técnica de nível médio em Ilhéus, Itabuna, Jequié e Vitória da Conquista

Estão sendo oferecidas 320 vagas no total.

As inscrições para o processo seletivo dos cursos de aprendizagem industrial técnica de nível médio do SENAI-BA nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Jequié e Vitória da Conquista, foram iniciadas no dia 08/10 e prosseguem até 24/10. No total, são oferecidas 320 vagas, distribuídas em 8 turmas em diferentes áreas, contemplando os municípios de Ilhéus, Itabuna, Jequié e Vitória da Conquista (ver quadro de vagas em www.unibrasilvestibulares.com.br).

Para se inscrever no curso de aprendizagem técnica de nível médio, os candidatos devem ter concluído ou estar cursando o último ano do Ensino Médio. No ato da matrícula, os candidatos devem ter entre 14 e 21 anos. Outras informações nos sites www.fieb.org.br/senai e www.unibrasilvestibulares.com.br.

SENAI faz seleção para cursos gratuitos de aprendizagem industrial técnica de nível médio em Feira de Santana

Estão sendo oferecidas 380 vagas.

As inscrições para o processo seletivo dos cursos de aprendizagem industrial de técnica de nível médio no município de Feira de Santana, oferecidos pelo SENAI Bahia, têm início dia 08/10/12 e prosseguem até 24/10/12. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site www.unibrasilvestibulares.com.br, respeitando o limite máximo de dez inscrições por vaga. Todos os cursos são gratuitos e não há taxa de inscrição para o processo seletivo. As provas serão realizadas em 11 de novembro de 2012.

Estão sendo oferecidas 380 vagas, distribuídas em 10 turmas em diferentes áreas, contemplando o município de Feira de Santana. A lista completa estará disponível nos sites www.fieb.org.br/senai e www.unibrasilvestibulares.com.br, bem como a quantidade de vagas por localidade e curso. Para se inscrever no curso de aprendizagem técnica de nível médio, os candidatos devem ter concluído ensino médio ou estarem cursando o 3º ano do ensino médio. No ato da matrícula, os candidatos devem ter de 14 a 21 anos.

Rodapé

FIEB